# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Saúde dos gatos
Sistema cardiovascular
Como outros peixes cartilaginosos, o sistema circulatório das mantas é de circulação única. O coração está localizado na cavidade pericárdica e é composto por quatro câmaras:o átrio e o ventrículo para sangue desoxigenado e oxigenado. O sangue desoxigenado do corpo entra no coração através do seio venoso e é então bombeado para o ventrículo por contração atrial. O ventrículo então se contrai, bombeando o sangue desoxigenado para fora do cone arterial, através das artérias branquiais, e para dentro das brânquias para oxigenação.
O sangue oxigenado das brânquias entra no coração através das artérias branquiais aferentes, que se conectam às aortas dorsais. As aortas dorsais correm ao longo da coluna, fornecendo sangue rico em oxigênio para o resto do corpo.
Mantas também possuem um conjunto único de vasos sanguíneos conhecidos como espiráculos, localizados logo acima dos olhos. Os espiráculos estão conectados à boca e servem para absorver água para respirar. Quando a manta abre a boca, a água entra pelos espiráculos e chega às guelras. As brânquias então removem o oxigênio da água e enviam o sangue oxigenado para o resto do corpo.
Mantas têm uma frequência cardíaca relativamente lenta, com uma frequência cardíaca em repouso de cerca de 40 batimentos por minuto. Essa frequência cardíaca lenta ajuda a manta a conservar energia.