O que os termos catastrófico crítico moderado e insignificante descrevem na matriz de avaliação de risco?

Os termos catastrófico, crítico, moderado e insignificante são usados ​​para descrever os níveis de risco em uma matriz de avaliação de risco. A matriz é uma ferramenta que ajuda as organizações a identificar, avaliar e gerenciar riscos. Normalmente consiste numa grelha com dois eixos:um eixo representa a probabilidade de ocorrência de um risco e o outro eixo representa o impacto potencial do risco. Os termos catastrófico, crítico, moderado e insignificante são usados ​​para descrever os diferentes níveis de risco que podem ser identificados na matriz.

Catástrófico

Um risco catastrófico é aquele que tem o potencial de causar danos generalizados ou perda de vidas. Exemplos de riscos catastróficos incluem desastres naturais, como terremotos ou inundações, e ataques terroristas.

Crítico

Um risco crítico é aquele que tem o potencial de causar danos significativos ou perda de vidas. Exemplos de riscos críticos incluem acidentes industriais, como derramamentos ou explosões de produtos químicos, e acidentes de transporte, como acidentes de avião ou de trem.

Moderado

Um risco moderado é aquele que tem potencial para causar algum dano ou perda de vidas. Exemplos de riscos moderados incluem escorregões e quedas, pequenos incêndios e roubo.

Negligenciável

Um risco insignificante é aquele que tem o potencial de causar pouco ou nenhum dano ou perda de vidas. Exemplos de riscos insignificantes incluem cortes de papel ou falhas de computador.

Os termos catastrófico, crítico, moderado e insignificante são usados ​​para ajudar as organizações a priorizar os riscos e desenvolver estratégias para gerenciá-los. Ao compreender o nível de risco associado a uma atividade específica, uma organização pode tomar medidas para reduzir a probabilidade de ocorrência do risco e minimizar o impacto do risco, caso ele ocorra.