# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Saúde dos gatos
O óleo de camomila romana (Chamaemelum nobile) pode ser tóxico para gatos se ingerido ou aplicado na pele. O óleo contém vários compostos que podem causar sintomas como vômitos, diarréia, letargia e convulsões. O óleo de camomila romana também pode causar irritação na pele e reações alérgicas em gatos.
Se você tem um gato, é importante manter o óleo de camomila romana fora do alcance deles. Se o seu gato ingere ou for exposto ao óleo de camomila romana, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.
Aqui estão alguns compostos específicos do óleo de camomila romana que podem ser prejudiciais aos gatos:
* Alfa-pineno: Este composto é encontrado em muitos óleos essenciais e pode causar problemas respiratórios, danos ao fígado e aos rins em gatos.
* Cânfora: A cânfora é uma substância tóxica que pode causar convulsões, vômitos e problemas cardíacos em gatos.
* Camazuleno: Este composto é encontrado no óleo de camomila romana e pode causar irritação na pele e reações alérgicas em gatos.
É importante notar que mesmo pequenas quantidades de óleo de camomila romana podem ser prejudiciais aos gatos. Se você estiver usando óleo de camomila romana em sua casa, certifique-se de mantê-lo em um local seguro onde seu gato não possa acessá-lo.