Os gatos podem transmitir doenças aos cães?

Embora algumas doenças possam ser transmitidas de gatos para cães, o risco de isso acontecer é geralmente baixo.
No entanto, é importante estar ciente do seguinte:
* Febre da arranhadura do gato: Esta é uma infecção bacteriana que pode ser transmitida aos cães através de arranhões ou mordidas de gatos infectados. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fadiga e gânglios linfáticos inchados.
* Toxoplasmose: Esta é uma infecção parasitária que pode ser transmitida aos cães através do contato com fezes de gatos ou carne crua infectada. Os sintomas incluem febre, letargia e vômitos.
* Vírus da leucemia felina: Este vírus pode ser transmitido a cães através do contato próximo com gatos infectados. No entanto, os cães normalmente não são suscetíveis ao vírus da leucemia felina, portanto o risco de infecção é baixo.
* Vírus da cinomose canina: Embora esta seja principalmente uma doença de cães, os gatos também podem transportar e transmitir o vírus. Os cães podem ser infectados com o vírus da cinomose canina através do contato direto com gatos infectados ou do contato com objetos contaminados, como roupas, tigelas de comida ou roupas de cama.

É importante manter as vacinas do seu gato em dia e praticar uma boa higiene, como lavar as mãos após manusear o gato ou limpar a caixa sanitária. Isto pode ajudar a reduzir o risco de propagação de doenças de gatos para cães.
Além disso, se você tem um gato e um cachorro, é importante mantê-los separados um do outro para minimizar o risco de infecção cruzada.