# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
É importante manter gatos e hamsters completamente separados para garantir a segurança de ambos os animais. Aqui está como:
1. Ambientes seguros:
* gaiola de hamster: Escolha uma gaiola resistente e à prova de escape com uma parte inferior sólida e uma tampa segura. Certifique -se de que não há lacunas ou rachaduras onde o gato possa chegar.
* Sala à prova de gatos: Se possível, dedique um quarto para o seu hamster que é totalmente inacessível ao gato. Isso pode significar manter a porta fechada ou usar um portão de bebê.
2. Supervisão:
* Nunca os deixe sem supervisão juntos. Mesmo um gato bem treinado pode ter instintos predadores.
* Ao interagir com o hamster, faça -o em um espaço seguro, longe do gato.
3. Prova de gato:
* Remova a tentação: Mantenha qualquer coisa que o gato possa usar para acessar a gaiola de hamster, como móveis ou prateleiras, fora de alcance.
* Esconderções seguras: Certifique -se de que o hamster possua manchas de esconderijo seguro em sua gaiola, como um tubo de papelão ou uma casa de cerâmica.
4. Treinamento:
* reforço positivo: Embora nem sempre seja possível eliminar completamente os instintos de caça de um gato, você pode tentar desencorajá -los a se aproximar da gaiola do hamster. Use reforço positivo (trata, elogio) quando o gato ficar longe da gaiola.
* Redirecionamento: Se o gato mostrar interesse na gaiola, distraia -o com um brinquedo ou um jogo.
5. Considere uma segunda gaiola:
* Se você tiver vários gatos, considere uma segunda gaiola. Isso dará proteção adicional ao hamster.
Nota importante: Mesmo com essas precauções, é impossível eliminar completamente o risco. Os gatos podem ser surpreendentemente ágeis e determinados. Sempre erre ao lado da cautela e mantenha seu gato e hamster completamente separados.