# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
As regiões mais sombrias de pêlo perto do rosto e das patas de um gato siamês, conhecido como "pontos", são resultado de uma combinação fascinante de genética e temperatura.
Aqui está o colapso:
* o gene "C": Os gatos siameses têm um gene específico chamado gene "C", que controla a produção da tirosinase, uma enzima envolvida na produção de melanina. Nos gatos siameses, esse gene é um alelo * sensível à temperatura *.
* Produção de melanina: A temperaturas mais baixas, a enzima tirosinase em gatos siameses funciona com mais eficiência, levando a uma maior produção de melanina e pêlo mais escuro.
* temperatura corporal: As extremidades do corpo, como o rosto, as orelhas, as patas e a cauda, são geralmente mais frias que o resto do corpo. Essa diferença de temperatura é por que essas áreas têm pêlo mais escuro.
* Regulação da temperatura: O pêlo mais escuro nos pontos absorve mais calor, o que pode ajudar a regular a temperatura corporal em algumas situações, mas esse não é o principal motivo do padrão de cores.
Em suma, os pontos mais sombrios dos gatos siameses são resultado de sua genética única e das diferenças de temperatura em seus corpos. Esse fenômeno fascinante os torna um verdadeiro testemunho do funcionamento intrincado da natureza.