# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
1. Falta de experiências negativas: O gato tímido pode não ter tido nenhuma experiência negativa com pessoas no passado. Isso significa que é mais provável que confiem e aceitem novas pessoas.
2. Curiosidade: O gato tímido pode ficar curioso sobre a pessoa e querer conhecê-la melhor. Essa curiosidade pode superar a timidez e torná-los mais propensos a interagir com a pessoa.
3. Reforço positivo: Se a pessoa for gentil e gentil com o gato tímido, poderá começar a associá-lo a experiências positivas. Isso pode aumentar a probabilidade de eles aceitarem e confiarem na pessoa no futuro.
4. Falta de outras opções: Se o gato tímido estiver em uma situação em que não tenha outras opções, é mais provável que aceite a pessoa. Por exemplo, se o gato tímido estiver perdido ou em um novo ambiente, é mais provável que ele confie e aceite a pessoa se ela oferecer ajuda ou assistência.
5. Personalidade individual: Alguns gatos tímidos podem simplesmente ser mais extrovertidos e sociais do que outros. Isto significa que é mais provável que aceitem e confiem em novas pessoas, mesmo que não estejam familiarizados com elas.