# >> Animal de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
1. Drive de alta presa :A hiperatividade em gatos pode ser desencadeada por um alto acionamento de presas. Quando os gatos detectam uma presa em potencial (um pássaro, um inseto ou até um brinquedo que se assemelha a presas), elas podem exibir um comportamento hiperativo enquanto se preparam para persegui -lo e capturá -lo.
2. Tédio :Gatos que carecem de estimulação mental e física adequados podem ficar entediados, levando a comportamentos hiperativos. Esses gatos podem correr, pular ou subir sem rumo, na tentativa de se divertir. O fornecimento de brinquedos interativos, as estruturas de escalada e o envolvimento em sessões regulares de jogo pode ajudar a conter a hiperatividade relacionada ao tédio.
3. Excitação ou antecipação :Os gatos podem exibir hiperatividade quando estão animados ou antecipando algo agradável, como hora das refeições, tempo de reprodução com um brinquedo ou pessoa favorita ou o retorno do proprietário após uma ausência. Isso geralmente é acompanhado por vocalizações, agitação da cauda e aumento dos níveis de energia.
4. Estresse ou ansiedade :Em certos casos, a hiperatividade em gatos pode ser causada por estresse ou ansiedade. Mudanças na rotina, novas pessoas ou animais de estimação na casa, ruídos altos ou ambientes desconhecidos podem desencadear o estresse e resultar em comportamento hiperativo. Identificar e abordar a fonte do estresse pode ajudar a reduzir a hiperatividade do gato.
5. Desconforto físico ou condições médicas :A hiperatividade também pode ser um sinal de desconforto físico subjacente ou condições médicas, como irritação na pele, problemas digestivos ou hipertireoidismo. Se você notar um início repentino de hiperatividade ou uma mudança significativa no comportamento do seu gato, é importante consultar um veterinário para descartar quaisquer problemas médicos.
6. Traços de raça :Certas raças de gatos, como siamês, bengala e abissínia, tendem a ser mais enérgicas e podem exibir comportamentos hiperativos como parte de sua disposição natural. Essas raças requerem muita atividade física e estimulação mental para canalizar sua energia adequadamente.