# >> Animais de estimação > >> Cães >> Reprodução de cães
Não há consenso científico sobre se a criação seletiva já foi usada nos seres humanos. Alguns estudiosos argumentam que a criação seletiva foi tentada em sociedades antigas, como Esparta, onde os cidadãos foram incentivados a produzir crianças saudáveis e fortes, e aquelas com deficiência ou deformidades eram frequentemente mortas ou abandonadas. No entanto, não há evidências concretas para apoiar essa reivindicação.
Na era moderna, houve alguns casos de práticas eugênicas sendo implementadas, como a esterilização forçada de certos grupos de pessoas nos Estados Unidos e na Europa durante o início do século XX. No entanto, essas práticas foram amplamente condenadas e não são mais praticadas.
Existem preocupações éticas e legais associadas à criação seletiva em humanos, pois isso pode levar à discriminação contra certos grupos de pessoas. Além disso, existe o risco de consequências não intencionais, como aumento da suscetibilidade genética a certas doenças. Por esses motivos, a criação seletiva em humanos geralmente não é considerada ética ou desejável.