# >> Animal de estimação > >> Cães >> cães reprodutores
Dividir um par de pombinhos reprodutores pode ser estressante para os pássaros e potencialmente perturbar o seu ciclo de criação. No entanto, pode haver razões legítimas pelas quais você pode precisar separá -las. Aqui estão alguns fatores a serem considerados:
1. Motivo de divisão: Antes de tomar decisões, entenda por que você precisa dividir o par. É devido a problemas de agressão ou saúde?
2. Avalie a compatibilidade: Se o motivo da divisão for comportamental, como agressão ou falta de compatibilidade, pode ser melhor mantê -los separados. Pares de luta ou incompatíveis podem não produzir resultados de criação bem -sucedidos de qualquer maneira.
3. Ansiedade de estresse e separação: Os periquitos formam fortes laços com seus parceiros e separá -los pode causar estresse e ansiedade de separação. Esteja preparado para fornecer atenção e cuidado extra a cada pássaro durante esse período.
4. tempo: Se o par estiver no meio da criação, separá -los pode atrapalhar o processo. É melhor esperar até que os filhotes estejam totalmente desmamados e independentes antes de fazer alterações.
5. gaiolas e ambiente separados: Se você decidir dividi -los, garanta que cada pássaro tenha sua própria gaiola separada em um ambiente tranquilo e confortável. Forneça a eles brinquedos, poleiros e outros enriquecimento para mantê -los ocupados.
6. transição gradual: Apresenta gradualmente os pássaros em seus novos arranjos de vida. Coloque as gaiolas próximas umas às outras para que possam se ver e se ouvir e depois afastá -las gradualmente.
7. Monitoramento da saúde: Fique de olho na saúde de ambos os pássaros durante esta transição. Eles podem experimentar mudanças no apetite ou comportamento, por isso, forneça uma dieta saudável e monitore seu bem-estar.
8. Reintrodução potencial: Se o motivo da divisão foi temporário, como problemas de saúde ou agressão, você pode considerar reintroduzir o par no futuro, uma vez que os problemas fossem resolvidos.
Lembre -se, dividir um par de reprodução deve ser feito com uma consideração cuidadosa e somente quando necessário. É importante priorizar o bem-estar e a felicidade dos pássaros envolvidos.