# >> Animais de estimação > >> Cães >> Reprodução de cães
Os lobos homenageados se reproduzem de maneira semelhante a outros canídeos, mas com algumas adaptações interessantes:
acasalamento:
* sazonalidade: Eles se reproduzem principalmente durante a estação seca (maio a outubro) em seu habitat sul da América do Sul. Esse momento coincide com o aumento da disponibilidade de alimentos.
* Estrutura social: Embora não sejam animais estritamente sociais, os lobos homenageados exibem algum comportamento territorial, principalmente durante a estação de reprodução. Os machos defenderão seu território de outros homens e podem se acasalar com várias mulheres em seu território.
* Courthip: O ritual do namoro envolve vocalização, marcação de perfume e interação física. Os machos costumam cheirar a urina da mulher para determinar se ela está no calor.
gestação e nascimento:
* período de gestação: O período de gestação é de cerca de 65 a 70 dias.
* Tamanho da ninhada: As ninhadas geralmente consistem em 1 a 6 filhotes, com uma média de 2-3.
* dens: As fêmeas dão à luz em tocas, que elas criam em tocas, troncos ocos ou vegetação densa.
levantando filhotes:
* Cuidado dos pais: Ambos os pais participam da criação dos filhotes. A mãe fornece leite, enquanto o pai caça e traz comida de volta ao covil.
* desmame: Os filhotes são desmamados a cerca de 3 meses de idade.
* Independência: Os lobos jovens de candidatos geralmente deixam o território de seus pais por volta dos 10 meses de idade.
Adapções interessantes:
* implantação atrasada: Os lobos homenageados têm uma adaptação reprodutiva única chamada implantação atrasada. Isso significa que, embora eles acasalem durante a estação seca, o ovo fertilizado não se implanta na parede uterina até que a estação chuvosa comece, quando a comida é mais abundante. Isso garante que os filhotes nascem quando os recursos estão no auge.
Lobos de homenagem são criaturas fascinantes com uma estratégia reprodutiva única que os ajuda a prosperar em seu desafio ambiente sul -americano.