Tipos Mastiff tibetano

O Mastiff tibetano é um cão de grande porte originalmente do Tibete . É uma raça de proteção sheepherders tradicionalmente tibetanos usam para proteger o gado. Pure Mastiffs tibetanos são raros. Eles vivem principalmente em áreas montanhosas ou viajar com os comerciantes tibetanos. A raça é composto por dois tipos básicos mastiff , uma versão doméstica de tamanho menor e um tipo maior. História

Embora registros de história da raça precisos para Mastiffs tibetanos não existem, alguns historiadores acreditam que pode ter sido em torno de tão cedo quanto a idade da pedra e da idade de bronze. Os primeiros relatos da raça começam por volta de 1100 aC, na China . Ao longo dos séculos , Mastiffs tibetanos foram utilizados principalmente como cães de guarda ou símbolos de status. O grego , romano e exércitos persas usaram como cães de ataque ou mascotes . Mastiffs tibetanos também viajou com famosos exploradores e conquistadores , como Alexandre, o Grande , Átila, o Huno e Gengis Khan. A raça permaneceu no Tibete até o final de 1800 , quando a Inglaterra ea Europa começaram a importá-los . Hoje, mastins tibetanos são uma raça rara que é considerada ameaçada de extinção na China devido a anos de isolamento e endogamia.

Características

O Mastiff tibetano é um dos maiores da raça de cães , com os machos com média de 90 a mais de 140 quilos, e as fêmeas pesando cerca de 80 a 130 quilos. É altamente territorial e os proprietários que querem mantê-lo como um animal de estimação deve socializá-la . Devido à sua natureza protetora, expô-la a pessoas e outros animais em uma idade adiantada , caso contrário, ele está propenso a desenvolver problemas comportamentais. Identificador principal da raça é sua espessura, pelagem densa , que geralmente vem em várias cores, incluindo preto, marrom e cinza-azulada .


Tipos

Ao longo da história , tibetanos e outros usaram Mastiffs tibetanos para várias tarefas. Alguns acompanhado nômades para proteger seus animais ou servido como cães de guarda de uma cidade inteira , enquanto outros trabalharam como cães de resgate nas montanhas. Por causa dos trabalhos de diferentes , dois tipos de raça surgiu : um mastim clássico e um pastoreio ou montanha mastiff . Embora ambos os tipos compartilham algumas semelhanças na aparência, comportamento e propósito, eles também apresentam diferenças.

Diferenças

Mastiffs tibetanos são classificados de diversas maneiras de acordo com sua pelagem e tamanho . Chinês categorizar a raça em dois grupos distintos, o " leão " e variedade " tigre " . Os mastins leão tem um fofo casaco castanho espesso , escuro com uma juba que emoldura a sua cabeça e pescoço , tornando- se assemelhar a um leão. O tipo de tigre tem um casaco preto mais fino e suave , sem juba. A raça também é classificada pelo tamanho e finalidade. Os mastins que aparecem maiores e mais pesados ​​são considerados mastins clássicos. Este tipo é usado principalmente como um cão de guarda por causa de seu tamanho e da natureza superprotetora . O mastiff menor , referido como o tipo de montanha , é menor e mais fino , tornando-o mais fácil de domesticar . O mastiff montanha é geralmente um cão do rebanho que protege o gado.