Efeitos colaterais da cefalexina para Animais de Estimação

Veterinários prescrevem cefalexina no tratamento de infecções bacterianas em cães e gatos, nomeadamente da pele, feridas, infecções ósseas e da bexiga , e pneumonia. A droga actua inibindo o desenvolvimento de bactérias a partir de uma parede celular durável , assim, provocar a morte das bactérias . Cefalexina não protege contra parasitas, ácaros , vírus ou fungos . Como qualquer medicamento de prescrição , cefalexina tem o potencial para desencadear uma série de efeitos colaterais.
Vômitos

O vômito é o efeito colateral mais comum em gatos e cães . Não é um sintoma de uma doença maior, nem é muitas vezes motivo de preocupação ; vómitos simplesmente significa que o animal é sensível à cefalexina . Em caso de vómitos , ou vómitos que parece incômodo ou doloroso para o animal, um veterinário deve ser consultado.
Diarréia

Como muitos antibióticos administrados por via oral, não é inédito de animais de estimação para desenvolver um caso leve de diarréia e /ou náusea ao tomar a droga , embora isso em sua maior parte é uma ocorrência rara . Se esses sintomas persistirem por um período prolongado de tempo, notificar um veterinário.
Reações alérgicas

As reacções alérgicas a cefalexina não são desconhecidos ---- nomeadamente prurido, urticária, erupções cutâneas, inchaço dos lábios, língua ou face , e dificuldade em respirar . Procurar atendimento veterinário se o animal apresenta uma reação alérgica.
Efeitos colaterais específicos para cães

A cefalexina pode induzir a salivação excessiva em cães , bem como respiração rápida e excitabilidade .

Efeitos colaterais específicos para os gatos

Os gatos podem ser propensas a desenvolver uma febre, e se assim for , deve ser levado a um veterinário para um exame mais aprofundado .

Precauções

a cefalexina não deve ser administrado a animais com hipersensibilidade ou alergia conhecida à droga. A dose padrão é de 10 a 15 miligramas por quilo , administrados por via oral a cada oito a 12 horas para ambos os cães e gatos. A fim de evitar que o animal de desenvolvimento de resistência à droga , o plano de tratamento implementado pelo veterinário deverá ser seguido com até à conclusão , mesmo que o animal de estimação começa a sentir-se visivelmente melhor . Os efeitos colaterais podem ser relatados ao Food and Drug Administration em 800- FDA -1088 .