# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
1. Mantenha a calma e avalie a situação. Se o seu cão estiver tremendo e doente, é importante manter a calma para poder pensar com clareza e avaliar a situação. Tente determinar se o seu cão está com dor e, em caso afirmativo, de onde vem a dor. Se você não consegue descobrir o que há de errado com seu cão, é melhor levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
2. Meça a temperatura do seu cachorro. A febre pode ser um sinal de infecção ou outras condições médicas graves, por isso é importante medir a temperatura do seu cão se ele estiver tremendo e doente. A temperatura corporal normal de um cão está entre 101 e 102,5 graus Fahrenheit. Uma temperatura de 103 graus Fahrenheit ou superior é considerada febre.
3. Verifique as gengivas do seu cachorro. A cor das gengivas do seu cão também pode ser um indicador da saúde dele. As gengivas saudáveis devem ser rosadas e úmidas. Gengivas pálidas, brancas ou azuladas podem indicar anemia, desidratação ou outros problemas médicos graves.
4. Verifique a frequência cardíaca e a respiração do seu cão. Se a frequência cardíaca do seu cão estiver muito rápida ou muito lenta, pode ser um sinal de doença cardíaca ou outros problemas médicos. A frequência cardíaca normal de um cão está entre 60 e 120 batimentos por minuto. Se a frequência cardíaca do seu cão estiver acima de 120 batimentos por minuto, é considerada taquicardia, e se estiver abaixo de 60 batimentos por minuto, é considerada bradicardia.
5. Se você está preocupado com a saúde do seu cão, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. O veterinário será capaz de diagnosticar a condição do seu cão e recomendar o melhor tratamento.
6. Enquanto isso, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a se sentir mais confortável. Tente mantê-los calmos e tranquilos e ofereça-lhes pequenas quantidades de água para beber. Se eles estiverem vomitando ou com diarréia, você pode administrar medicamentos de venda livre, como Pepto-Bismol ou Kaopectate. Sempre consulte seu veterinário antes de dar qualquer medicamento ao seu cão.