# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Sinais Físicos
* Inchaço da vulva: A vulva, ou genitália externa do cão, inchará e ficará vermelha e ingurgitada. Este é o sinal mais óbvio de que um cachorro está entrando no cio.
* Secreção sanguinolenta: Uma secreção com sangue também estará presente na vulva. A secreção pode ser leve ou intensa e pode variar em cor do rosa ao vermelho e ao marrom.
* Aumento da micção: Cães no cio costumam urinar com mais frequência do que o normal. Isso ocorre porque os hormônios responsáveis pelo calor também fazem com que os rins produzam mais urina.
* Comportamento de flerte: Cães no cio costumam flertar com cães machos. Esse comportamento pode incluir abanar o rabo, arquear as costas e apresentar a vulva.
Sinais Comportamentais
* Aumento da inquietação: Cães no cio podem ficar mais inquietos do que o normal. Eles podem andar para frente e para trás, choramingar ou latir.
* Perda de apetite: Alguns cães podem perder o apetite durante o cio.
* Agressão: Cães no cio podem se tornar agressivos com outros cães, especialmente cães machos.
* Tentativas de fuga: Cães no cio podem tentar escapar de casa ou quintal para encontrar um companheiro.
Se você acha que sua cadela está entrando no cio, é importante levá-la ao veterinário para um check-up. O veterinário pode confirmar se seu cão está no cio e descartar quaisquer outros problemas médicos que possam estar causando os sintomas.