# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Aqui estão algumas dicas para ajudar seu cachorrinho de 3 meses a superar o medo da rua e reduzir o enjôo no carro:
1. Comece construindo associações positivas com a rua. Leve seu cachorro para pequenas caminhadas pela vizinhança, começando em uma área tranquila. Aumente gradualmente a duração das caminhadas e a quantidade de trânsito a que o seu cachorro está exposto. Certifique-se de elogiá-la e dar-lhe guloseimas quando ela se comportar com calma e confiança.
2. Use dessensibilização e contracondicionamento. Esta técnica envolve expor gradualmente o seu cachorro às coisas que o assustam (neste caso, a rua) e ao mesmo tempo fornecer-lhe algo que ele goste (como guloseimas ou elogios). Por exemplo, você pode começar ficando na varanda da frente com seu cachorrinho e dar-lhe guloseimas sempre que ele olhar para a rua. Quando ela estiver confortável com isso, você poderá dar alguns passos mais perto da rua e assim por diante.
3. Torne as viagens de carro mais confortáveis. Se o seu cachorro ficar doente com o carro, tente fazer as viagens de carro o mais curtas e tranquilas possível. Evite alimentá-la imediatamente antes de uma viagem de carro e certifique-se de que ela tenha um lugar confortável para se deitar. Você também pode tentar usar um spray ou difusor de feromônios para ajudar a acalmá-la.
4. Fale com seu veterinário. Se o medo da rua do seu cachorro for grave ou não melhorar com o treinamento, converse com seu veterinário. Eles podem recomendar medicamentos ou outros tratamentos para ajudá-la a lidar com a situação.
Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ser úteis:
* Tenha em mente as necessidades de exercício do seu cachorro. Um cachorrinho cansado é um cachorrinho feliz, e é mais provável que um cachorrinho feliz seja confiante e adaptável.
* Seja paciente e consistente com seu treinamento. Pode levar algum tempo para o seu cachorro superar o medo da rua.
* Não force seu cachorro a fazer algo com o qual ele não se sinta confortável. Vá devagar e deixe-a progredir em seu próprio ritmo.
* Procure ajuda profissional se precisar. Se você está tendo dificuldades para treinar seu filhote, não hesite em procurar um treinador de cães ou comportamentalista qualificado.
Com tempo e paciência, seu cachorrinho aprenderá a superar o medo da rua e a aproveitar os passeios de carro.