# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
A artrite é um problema comum em cães mais velhos, e os cães pastores de Shetland (Shelties) não são exceção. Na verdade, eles são uma das raças mais afetadas por essa condição.
A artrite é uma doença articular degenerativa que causa inflamação, dor e rigidez nas articulações. Pode afetar qualquer articulação do corpo, mas é mais comumente observada nos quadris, joelhos, cotovelos e coluna vertebral.
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da artrite, incluindo genética, idade, obesidade e lesões. Shelties têm maior probabilidade de desenvolver artrite do que outras raças porque são uma raça pequena com uma vida útil relativamente longa. Eles também são propensos à obesidade, o que pode sobrecarregar ainda mais as articulações e causar artrite.
Os sintomas da artrite podem variar dependendo da gravidade da doença. Os sintomas comuns incluem:
* Mancando
* Rigidez
* Dificuldade para levantar ou sentar
* Dor ao ser tocado ou movido
* Articulações inchadas
* Diminuição do nível de atividade
* Ganho de peso
* Mudanças comportamentais, como irritabilidade ou agressividade
Se você acha que seu Sheltie pode ter artrite, é importante levá-lo ao veterinário para diagnóstico e tratamento. Não há cura para a artrite, mas há uma série de coisas que podem ser feitas para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do seu cão. Estes incluem:
* Perda de peso
* Exercício
* Fisioterapia
* Medicamentos
* Cirurgia
Com tratamento adequado, a maioria dos cães com artrite pode viver uma vida longa e feliz.