# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Os sintomas de ingestão de anticongelantes em cães podem incluir:
- vomitando
- diarréia
- Letargia
- Fraqueza
- Coma
- convulsões
- Dificuldade em respirar
- Insuficiência renal
- Morte
O anticongelante é altamente tóxico para os cães, e mesmo uma pequena quantidade pode ser fatal. Se você acha que seu cão ingeriu anticongelante, é importante levá -los ao veterinário imediatamente.
A gravidade dos sintomas dependerá da quantidade de anticongelante ingerida e da saúde individual do cão.
etileno glicol, a substância tóxica em anticongelante, é metabolizada em ácido glicólico, ácido oxálico e outros metabólitos tóxicos. Esses metabólitos podem causar danos aos rins, fígado, cérebro e outros órgãos.
dano renal é a complicação mais comum da ingestão de anticongelantes em cães. Os rins são responsáveis por filtrar resíduos do sangue e regulando o equilíbrio do fluido do corpo. Quando os rins são danificados, eles não podem fazer esses trabalhos corretamente, o que pode levar a desequilíbrios eletrolíticos, retenção de fluidos e outros problemas de saúde.
A ingestão de anticongelante também pode causar danos no fígado. O fígado é responsável por desintoxicar substâncias nocivas no corpo. Quando o fígado é danificado, ele não pode fazer esse trabalho corretamente, o que pode levar a um acúmulo de substâncias tóxicas no sangue.
dano cerebral é outra complicação possível da ingestão de anticongelantes. O cérebro é muito sensível a danos causados por substâncias tóxicas. Quando o cérebro é danificado, pode levar a convulsões, coma e outros problemas neurológicos.
A morte é a complicação mais séria da ingestão de anticongelantes. O anticongelante é altamente tóxico e até uma pequena quantidade pode ser fatal. Se você acha que seu cão ingeriu anticongelante, é importante levá -los ao veterinário imediatamente.
Não há antídoto específico para envenenamento por anticongelantes. O tratamento se concentrará em apoiar os sinais vitais do cão e prevenir mais danos aos rins, fígado e cérebro.
O tratamento pode incluir:
- fluidos intravenosos
- Terapia com eletrólitos
- Transfusões de sangue
- Oxigenoterapia
- diálise
- Transplante de fígado
O prognóstico para cães que ingeriram anticongelante é guardado. Quanto mais cedo o tratamento será iniciado, melhores as chances de sobrevivência.