# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Em alguns casos, sim, um cachorro pode morrer de um colarinho de pulgas. Os colarinhos de pulga trabalham liberando pesticidas no pêlo e na pele do cachorro. Esses pesticidas podem causar uma variedade de efeitos colaterais, incluindo irritação na pele, problemas respiratórios e danos neurológicos. Em casos graves, esses efeitos colaterais podem levar à morte.
Os cães que usam colares de pulgas que contêm propoxur ou piretróides, os quais são inseticidas que podem ser absorvidos pela pele ou inalados, correm risco desses efeitos colaterais. Os sintomas podem incluir fraqueza ou tremores musculares, convulsões, vômitos, dificuldade em respirar ou ofegar sem exercício.
Se você estiver preocupado com o fato de seu cão estar tendo uma reação a um colarinho de pulgas, remova o colar imediatamente e banhe seu cachorro com sabão e água. Você também deve entrar em contato com seu veterinário para obter mais instruções.
Existem várias outras maneiras de proteger seu cão de pulgas e carrapatos sem usar um colarinho de pulgas. Isso inclui o uso de medicamentos tópicos de pulgas e carrapatos, remédios orais de pulgas e carrapatos e shampoos de pulgas e carrapatos.