# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
É possível que as dores de estômago de sua irmã estejam relacionadas ao filhote, mas é importante considerar todas as possibilidades e consultar um médico. Aqui está o porquê:
Possíveis razões para as dores de estômago de sua irmã:
* Parasitas : Os filhotes são frequentemente infectados com parasitas como lombadas de redonda ou giardia. Esses parasitas podem ser passados para os seres humanos através do contato com fezes ou mesmo através de superfícies contaminadas.
* infecções bacterianas: Os filhotes podem transportar bactérias como Salmonella ou Campylobacter, que podem causar intoxicação alimentar em humanos.
* alergias : Algumas pessoas são alérgicas a pêlos de cachorro, saliva ou urina. Essas alergias podem causar uma série de sintomas, incluindo dores de estômago.
* Estresse: Um novo filhote pode ser estressante para uma criança, e às vezes o estresse pode se manifestar como sintomas físicos, como dores de estômago.
* Outros fatores: Também é possível que as dores de estômago de sua irmã não estejam relacionadas ao filhote e sejam causadas por algo completamente diferente, como um vírus ou uma mudança na dieta.
O que fazer:
* consulte um médico: A melhor coisa a fazer é levar sua irmã para ver um médico. Eles podem examiná -la, perguntar sobre seus sintomas e executar testes para descartar quaisquer condições médicas.
* Mantenha o filhote limpo: Certifique -se de que o filhote seja regularmente desparasitado e vacinado e que você esteja praticando uma boa higiene ao redor do filhote, como lavar as mãos depois de tocá -lo e limpar depois dele.
* Monitore os sintomas da sua irmã: Preste atenção aos sintomas de sua irmã e quaisquer outras mudanças em seu comportamento. Isso pode ajudá -lo a determinar se há uma conexão com o filhote.
* Fale com seus pais: Converse com seus pais sobre suas preocupações e peça que levem sua irmã ao médico.
É importante lembrar que, embora os filhotes possam ser uma fonte de doença, eles também são companheiros maravilhosos. Com cuidados e higiene adequados, você pode minimizar o risco de ficar doente do seu novo filhote e aproveitar toda a diversão e amor que vem com um cachorro.