# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Sim, as cadelas podem sangrar depois de serem esterilizadas. Embora a esterilização seja uma cirurgia de rotina que remove a maior parte dos órgãos reprodutivos de um cão, ainda é possível que ocorra algum sangramento posteriormente. Isso geralmente ocorre devido a um pequeno sangramento no local da incisão ou em vasos sanguíneos que não foram completamente selados durante a cirurgia. Na maioria dos casos, esse tipo de sangramento é leve e cessa sozinho em poucos dias. Porém, se o sangramento for intenso ou não parar, é importante entrar em contato imediatamente com o seu veterinário.
Aqui estão algumas possíveis razões pelas quais uma cadela pode sangrar após ser esterilizada:
* Sangramento no local da incisão: Esta é a causa mais comum de sangramento após a esterilização. O local da incisão é onde a pele e os músculos foram cortados para acessar os órgãos reprodutivos. À medida que esses tecidos cicatrizam, algum sangramento é normal.
* Sangramento dos vasos sanguíneos: Durante a cirurgia, o veterinário irá selar os vasos sanguíneos que levam aos órgãos reprodutivos. No entanto, é possível que alguns pequenos vasos sanguíneos sejam perdidos. Isso pode causar sangramento após a cirurgia.
* Infecção do trato urinário (ITU): Uma ITU pode causar sangramento da uretra, que é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo.
* Infecção vaginal: Uma infecção vaginal também pode causar sangramento vaginal.
* Câncer: Em casos raros, o sangramento após a esterilização pode ser causado por câncer.
Se sua cadela estiver sangrando após ser esterilizada, é importante entrar em contato com seu veterinário imediatamente. Eles serão capazes de determinar a causa do sangramento e recomendar o melhor tratamento.