# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Dachshunds fêmeas, também conhecidas como "cadelas" ou "rainhas", experimentam ciclos estrosos, que são semelhantes ao ciclo menstrual em humanos. Esses ciclos envolvem períodos de fertilidade e não-fertilidade e podem variar em duração entre cães individuais.
Em média, o ciclo estral de um dachshund dura cerca de 21 dias, mas pode variar de 18 a 28 dias. O ciclo é dividido em quatro etapas:
1. Proestrus:Este estágio marca o início do ciclo estral e geralmente dura alguns dias. Durante o Proestrus, a dachshund feminina pode mostrar sinais de inchaço e descarga sangrenta da vulva. Ela também pode se tornar mais carinhosa e atenta aos cães do sexo masculino.
2. Estrus:Esta é a fase fértil do ciclo, onde o dachshund feminino é receptivo ao acasalamento. O Estrus normalmente dura de 5 a 10 dias, e é nesse estágio que é mais provável que a criação resulte em gravidez. A descarga sangrenta da vulva pode se tornar mais clara ou parar completamente durante esta fase.
3. Diestro:diestro ocorre após a ovulação e dura cerca de 10 a 14 dias. Durante esse estágio, o dachshund feminino não é receptivo ao acasalamento, e o corpus luto (uma glândula que se forma após a ovulação) produz progesterona para apoiar uma potencial gravidez.
4. Anestrus:Esta é a fase de repouso do ciclo estral e geralmente dura vários meses. Durante o Anestrus, o sistema reprodutivo de Dachshund é inativo e ela não mostrará sinais de estro.
Como diretriz geral, as dachshunds femininas normalmente entram em calor (estro) cerca de duas vezes por ano, mas podem variar entre os indivíduos. O momento de seu ciclo estral também pode ser influenciado por fatores como idade, saúde e fatores ambientais como o fotoperíodo (a duração da luz do dia).
É importante que os proprietários de dachshund entendam o ciclo estral e reconheçam os sinais de calor em seus cães para tomar decisões informadas sobre a criação, a posse responsável de animais de estimação e a prevenção de gestações indesejadas. Também é recomendável procurar aconselhamento de um veterinário se você tiver alguma preocupação com a saúde ou o comportamento reprodutivo de seu dachshund durante esses ciclos.