# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Sim, Chihuahuas pode formar laços fortes com seus proprietários e exibir comportamentos de proteção. Eles são conhecidos por serem leais, observadores e corajosos. Chihuahuas pode alertar seus proprietários sobre ruídos desconhecidos ou a presença de estranhos, latir defensivamente, ou mesmo se interferir fisicamente entre seus proprietários e ameaças percebidas.
Socialização e treinamento desempenham papéis cruciais na formação do comportamento protetor de um Chihuahua. A socialização precoce com seres humanos e outros animais de estimação pode ajudá-los a desenvolver interações amigáveis e bem-educadas, enquanto o treinamento adequado pode reforçar comportamentos desejados e desencorajar a proteção excessiva.
É importante observar que, embora os chihuahuas possam exibir instintos protetores, seu pequeno tamanho e potencial fragilidade devem ser considerados. Eles não são normalmente considerados cães de guarda da mesma maneira que raças maiores, e confiando apenas em um chihuahua para proteção pode não ser aconselhável.