# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Não é uma resposta simples sim ou não. Se é seguro ter um chihuahua em torno de um recém -nascido depende de muitos fatores, incluindo:
O temperamento do Chihuahua:
* geralmente amigável e bem-comportado: Se o seu Chihuahua é conhecido por ser gentil, calmo e acostumado a estar perto de crianças, há uma chance maior de uma interação segura.
* propenso a beliscar ou morder: Chihuahuas, apesar de seu tamanho pequeno, pode ter personalidades fortes e pode ser propenso a beliscar, especialmente se estiverem se sentindo ameaçados ou estressados.
Suas medidas de supervisão e segurança:
* Nunca deixe o bebê e o cachorro sem supervisão: Até o cão mais bem-comportado pode ter uma interação acidental que pode ser perigosa.
* Treine seu chihuahua: Ensine seus comandos de obediência básica de Chihuahua e "deixe" para impedir que eles cheguem muito perto do bebê ou pegando brinquedos.
* Crie um espaço seguro: Tenha uma "zona do bebê" designada, onde o cão não é permitido.
A idade e desenvolvimento do bebê:
* Os recém -nascidos são especialmente vulneráveis: Eles são frágeis e não podem se proteger.
Conselho geral:
* Apresente -os lentamente: Deixe seu chihuahua cheirar o cobertor ou as roupas do bebê antes de aproximá -los do bebê.
* nunca forçar as interações: Se o Chihuahua parecer desconfortável ou estressado, remova -os da situação.
* Esteja atento aos riscos potenciais: Garanta que não haja pequenos objetos que os Chihuahua possam engolir acidentalmente ou que podem ser um risco de asfixia para o bebê.
é sempre melhor errar por cautela. Mesmo que o seu Chihuahua seja geralmente amigável, o risco de uma lesão acidental está sempre presente. Considere o temperamento do seu Chihuahua, sua capacidade de supervisionar e a segurança do bebê antes de permitir que eles interajam.
Se você tiver alguma preocupação com o comportamento ou a segurança do seu Chihuahua, consulte um veterinário ou um treinador de cães profissional.