# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Não é preciso dizer que os cães do sexo masculino estão "assustados" com os filhotes recém -nascidos. Aqui está o porquê:
* Comportamento instintivo: Cães do sexo masculino, como fêmeas, têm fortes instintos em torno de cuidar dos filhos. Eles podem estar curiosos sobre os filhotes e até tentar lambê -los, o que é uma maneira de mantê -los limpos e estimulá -los.
* Socialização: O cão masculino pode não estar familiarizado com os filhotes, especialmente se ele for um pai pela primeira vez. Ele pode precisar de tempo para se acostumar com a presença deles e aprender a interagir com eles.
* Hormônios : Os hormônios de um cachorro masculino podem mudar após o acasalamento, tornando -o mais protetor de seus filhos. Isso não significa medo, mas um senso de responsabilidade elevado.
* Preocupações comportamentais: Embora raros, alguns cães do sexo masculino podem ter medo dos filhotes devido a experiências passadas, traços de personalidade ou até uma condição médica subjacente.
Se você está observando um cachorro masculino que parece cauteloso ou agitado em torno de seus filhotes, é melhor:
* Mantenha -os separados: Dê espaço ao cão masculino para se ajustar e se acostumar com os filhotes em seu próprio tempo.
* Supervisão: Nunca deixe o cachorro e os filhotes masculinos sem supervisão, especialmente nos primeiros dias.
* Consulte um veterinário: Se o cão masculino estiver exibindo um comportamento agressivo ou destrutivo em relação aos filhotes, consulte um veterinário ou um treinador de cães profissionais certificado.
Lembre -se, a maioria dos cães masculinos é orgulhosa pais e desempenha um papel importante na criação de seus filhotes!