# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Os cães recebem pêlo branco por alguns motivos:
1. Genética:
* genes de pigmentação: A cor do pêlo de um cão é determinada principalmente por genes que controlam a produção de melanina, um pigmento. Esses genes podem ser dominantes ou recessivos, e diferentes combinações desses genes resultam em diferentes cores do revestimento, incluindo branco.
* genes de peles brancas específicas: Também existem genes específicos responsáveis pela produção de pêlo branco, mesmo em cães com outros genes coloridos. Esses genes podem ser dominantes ou recessivos, e podem ser encontrados em muitas raças.
2. Diluição de outras cores:
* manchas brancas: Alguns cães herdam genes que diluem a cor do pêlo, resultando em manchas brancas em um fundo colorido. Isso geralmente é visto em raças como Doberman Pinschers, pastores alemães e huskies.
* leucismo: Em alguns casos, um cão pode ter uma condição chamada leucismo, onde há uma redução parcial na produção de melanina. Isso pode levar a pêlo branco em remendos ou mesmo em todo o corpo.
3. Envelhecimento:
* Graying: À medida que os cães envelhecem, seu pêlo pode ficar cinza ou branco devido a uma diminuição na produção de melanina.
4. Padrões específicos da raça:
* marcações brancas: Muitas raças de cães têm padrões específicos de marcações brancas, geralmente associadas aos seus padrões de raças. Isso pode incluir pés brancos, baús e rostos.
* cães albinos: Embora raros, alguns cães podem nascer completamente brancos devido a uma completa falta de produção de melanina (albinismo).
É importante observar que o pêlo branco em cães não indica necessariamente problemas de saúde. No entanto, em alguns casos, o pêlo branco pode estar associado a certas condições genéticas ou problemas de saúde, especialmente se o cão for predominantemente branco.
Se você tiver alguma preocupação com a cor do pêlo do seu cão, é sempre melhor consultar seu veterinário.