É verdade que os cães conhecem seus sentimentos?

Não é tão simples como dizer que os cães "sabem" seus sentimentos da mesma maneira que os humanos fazem. No entanto, eles são incrivelmente sensíveis às nossas emoções e pistas, e respondem a elas de maneiras fascinantes.

Aqui está o que sabemos:

Os cães estão altamente sintonizados com a linguagem corporal humana e as dicas vocais:

* Expressões faciais: Os cães podem reconhecer expressões faciais de felicidade, tristeza e raiva.
* tom de voz: Os cães reagem de maneira diferente a tons felizes, tristes e irritados. Eles podem até aprender a diferenciar as palavras como "Walk" e "Tratar" com base no tom que você usa.
* Linguagem corporal: Os cães captam pistas sutis, como ombros caídos, olhar desviado ou voz levantada.

Os cães podem pegar mudanças hormonais:

* Hormônios do estresse: Pesquisas sugerem que os cães podem detectar hormônios do estresse como o cortisol no suor humano. Isso pode explicar por que os cães parecem sentir quando você está estressado.
* oxitocina: A ocitocina "Hormônio do amor" é liberada em cães e humanos durante as interações de vínculos, o que pode contribuir para a forte conexão que sentimos com nossos amigos peludos.

Os cães podem aprender a associar certos comportamentos a emoções específicas:

* Treinamento: Os cães podem aprender a associar comportamentos específicos a certas palavras ou comandos, como "sentar" para a calma ou "buscar" a emoção.
* Experiência: Através de interações repetidas, os cães aprendem a associar determinadas situações a emoções específicas.

Geral: Embora seja improvável que os cães "entendam" emoções humanas da mesma maneira que sim, eles são incrivelmente sensíveis aos nossos estados emocionais e respondem de acordo. Essa sensibilidade é provavelmente uma combinação de seus instintos naturais e suas experiências aprendidas conosco.

Pense desta maneira: Os cães podem não ser capazes de dizer "você parece triste hoje", mas certamente pode sentir que algo está errado e responder com comportamentos reconfortantes, como cutucá -lo com o nariz ou sentar -se em silêncio ao seu lado.