# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
Uma relação simbiótica é um tipo de interação ecológica entre duas ou mais espécies diferentes em que pelo menos uma espécie se beneficia do relacionamento. Existem três tipos principais de relações simbióticas:mutualismo, comensalismo e parasitismo.
Mutualismo é uma relação simbiótica em que ambas as espécies se beneficiam da interação. Por exemplo, abelhas e flores têm uma relação mutualística. As abelhas coletam néctar das flores, que utilizam como fonte de alimento. No processo de coleta do néctar, as abelhas também transferem pólen de uma flor para outra, o que auxilia na reprodução das flores.
Comensalismo é uma relação simbiótica em que uma espécie se beneficia da interação, enquanto a outra espécie não é prejudicada nem ajudada. Por exemplo, os pássaros que constroem os seus ninhos nas árvores beneficiam da protecção que as árvores proporcionam, enquanto as árvores não são afectadas pelos pássaros.
Parasitismo é uma relação simbiótica em que uma espécie (o parasita) se beneficia da interação, enquanto a outra espécie (o hospedeiro) é prejudicada. Por exemplo, pulgas e carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos animais, o que pode causar problemas de saúde aos animais.