# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
1. Declínio cognitivo:
À medida que os cães envelhecem, eles podem sofrer declínio cognitivo. Isso pode afetar sua memória, capacidade de aprendizagem e consciência espacial, levando a um comportamento circular. Isso pode se manifestar como movimentos circulares ou errantes excessivos, ou repetição do mesmo loop ou padrão.
2. Deficiência auditiva:
Cães idosos também podem ter perda auditiva. Isto prejudica a sua capacidade de interpretar sinais ambientais, afectando o seu sentido de equilíbrio e tornando-os mais propensos a ficarem desorientados.
3. Deficiência visual:
Cataratas e outras doenças oculares deterioram a visão de um cão idoso. Isto pode torná-los mais hesitantes em se movimentar e aumentar o risco de desorientação e comportamento circulante.
4. Doença vestibular:
Essa condição afeta o ouvido interno, responsável pelo equilíbrio. A doença vestibular pode causar movimentos circulares, inclinação da cabeça e outras anormalidades de movimento em cães idosos.
5. Condições neurológicas:
Algumas condições neurológicas, como derrames e tumores, podem afetar as funções motoras de um cão, levando ao comportamento circular.
6. Artrite:
A dor nas articulações pode fazer com que um cão idoso ande em círculos para aliviar o desconforto ou encontrar uma posição mais confortável.
7. Ansiedade ou estresse:
Alguns cães podem desenvolver ansiedade ou distúrbios relacionados ao estresse à medida que envelhecem. Isso pode se manifestar em comportamentos repetitivos, como circular.
8. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC):
O TOC é uma condição que pode causar comportamentos repetitivos em cães, incluindo andar em círculos.
Se o seu cão idoso começar a andar em círculos, é importante visitar o veterinário para descartar quaisquer condições médicas subjacentes . O tratamento dependerá da causa subjacente e pode incluir medicamentos, modificações ambientais e treinamento comportamental.