# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
Os bivalves são uma classe de moluscos marinhos e de água doce que têm duas conchas articuladas. Os bivalves também são conhecidos como pelexycypods. Existem mais de 10.000 espécies de bivalves, tornando -os um dos mais diversos grupos de moluscos.
Os bivalves são encontrados em todos os oceanos e em todas as profundezas. Eles vivem no fundo do mar, enterrados na areia ou na lama, ou presos a pedras. Alguns bivalves, como vieiras e mexilhões, são capazes de nadar.
Os bivalves têm duas conchas que são articuladas no topo. As conchas são feitas de carbonato de cálcio, que é secretado pelo manto. O manto é uma fina camada de tecido que alinha o interior da concha.
Os bivalves têm um plano corporal simples. Eles têm uma cabeça, um pé e uma massa visceral. A cabeça está localizada na frente do corpo e contém a boca e os órgãos sensoriais. O pé está localizado no fundo do corpo e é usado para locomoção. A massa visceral está localizada no centro do corpo e contém os órgãos digestivos, os órgãos reprodutivos e o coração.
Os bivalves são alimentadores de filtro. Eles usam suas brânquias para filtrar partículas de alimentos da água. As brânquias estão localizadas em ambos os lados do corpo e são cobertas de pequenos cílios. Os cílios batem em um movimento de onda, criando uma corrente de água que flui através das brânquias. As partículas de alimentos estão presas no muco que cobre as brânquias. As partículas de alimentos são então transportadas para a boca pelos cílios.
Os bivalves são membros importantes dos ecossistemas marítimos e de água doce. Eles fornecem comida para outros animais, como peixes, pássaros e mamíferos. Eles também ajudam a limpar a água filtrando poluentes.
Alguns exemplos de bivalves incluem:
* Amêijoas
* Mexilhões
* Oysters
* Vieiras
* Berbigão
* Clams de barbear
* Shipworms
* Piddocks
* Mexilhões de fãs
* Conchas de arca
* Cascas de caneta