# >> Animal de estimação > >> Cães >> Relativo à Dogs
É muito importante para as pessoas avistadas não tocarem um cão de guia de trabalho Por vários motivos:
* Distração: Tocar em um cão -guia pode distraí -lo de sua tarefa principal de orientar seu manipulador. Isso pode fazer com que o manipulador tropeça, tropeça ou até mesmo em uma situação perigosa.
* Interferência: O cão conta com os comandos de seus manipuladores e seus próprios sentidos para navegar. O contato físico pode interromper sua concentração e sua capacidade de avaliar o meio ambiente.
* Segurança: Um cão guia assustado ou distraído pode reagir imprevisivelmente, potencialmente ferindo a pessoa que o tocava ou mesmo seu manipulador.
* Relacionamento profissional: Os cães -guia estão trabalhando animais com um trabalho específico a fazer. Tocar neles desrespeita seu papel e a confiança entre o cachorro e seu manipulador.
Em vez de tocar o cachorro, eis o que você pode fazer se precisar chamar a atenção do manipulador:
* Pergunte ao manipulador educadamente: "Com licença, você precisa de assistência?"
* Ofereça direções verbais: "A porta está à sua direita."
* Ligue para a assistência: Se o manipulador parecer em perigo ou precisar de ajuda imediata, pegue alguém que possa ajudar.
Lembre -se: Os cães -guia são parceiros especialmente treinados que ajudam as pessoas com deficiências visuais a navegar em seu mundo. Respeitar o trabalho deles e o espaço deles é crucial.