Os pandas gigantes (Ailuropoda melanoleuca) são endêmicos da China e são encontrados principalmente nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu. A população selvagem de pandas gigantes é estimada entre 1.864 e 2.000 indivíduos, divididos principalmente em três subpopulações geograficamente isoladas:
1. Subpopulação das Montanhas Qinling: Encontrada nas montanhas Qinling, na província de Shaanxi, é a menor das três subpopulações e geneticamente distinta das outras duas.
2. Subpopulação das Montanhas Minshan: Habita as montanhas Minshan, abrangendo partes das províncias de Sichuan e Gansu.
3. Subpopulação das Montanhas Qionglai-Daxiangling: Residindo nas montanhas Qionglai e Daxiangling da província de Sichuan, é a mais populosa das três subpopulações.
Os pandas gigantes são considerados espécies emblemáticas para conservação devido ao seu estatuto único e significado ecológico. Proteger o seu habitat e implementar medidas de conservação são essenciais para garantir a sua sobrevivência a longo prazo e manter os delicados ecossistemas em que vivem.