A medicina veterinária exótica (também chamada de "herpetologia") é um ramo da medicina veterinária que trata de animais que não são tradicionalmente considerados animais de companhia domésticos, como répteis, anfíbios, pássaros e peixes. Os veterinários exóticos são responsáveis por fornecer cuidados médicos a esses animais, incluindo diagnóstico e tratamento de doenças, realização de cirurgias e cuidados preventivos. Eles devem estar familiarizados com as necessidades médicas únicas de cada espécie e ter os conhecimentos necessários para prestar o melhor cuidado possível a estes animais.
Os veterinários exóticos normalmente trabalham em clínicas veterinárias privadas ou hospitais especializados em medicina de animais exóticos. Eles também podem trabalhar em zoológicos, aquários ou centros de reabilitação de vida selvagem. Alguns veterinários exóticos também optam por trabalhar em cargos de pesquisa ou ensino em universidades ou escolas de veterinária.
A medicina veterinária exótica é um campo desafiador, mas gratificante. Os veterinários exóticos devem ter um forte conhecimento da biologia, do comportamento e das necessidades médicas dos animais com os quais trabalham. Eles também devem ser capazes de se comunicar de forma eficaz com os clientes e outros profissionais para garantir que esses animais recebam o melhor cuidado possível.