É impossível dar um número exato de animais ameaçados. Isso é porque:
* A lista está mudando constantemente: Novas espécies estão sendo descobertas e avaliadas, e o status de conservação das mudanças de espécies existentes à medida que as populações flutuam e as ameaças evoluem.
* Os dados estão incompletos: Nem todas as espécies foram completamente estudadas e há lacunas significativas em nosso conhecimento sobre suas populações e ameaças.
* Definindo "ameaçado" pode variar: Diferentes organizações usam critérios ligeiramente diferentes para classificar as espécies como ameaçadas, vulneráveis ou criticamente ameaçadas.
No entanto, podemos olhar para algumas figuras:
* IUCN Red List: A Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) é considerada o inventário mais abrangente do status de conservação global das espécies vegetais e animais. A partir de 2023, a lista vermelha da IUCN avaliou mais de 147.000 espécies, das quais mais de 41.000 são classificadas como ameaçadas com extinção , incluindo ameaçados, vulneráveis e criticamente ameaçados.
* Outras estimativas: Algumas fontes estimam que até 1 milhão de espécies estão ameaçadas com extinção , com base na taxa de perda de habitat e outras ameaças.
Nota importante: É importante lembrar que esses números são estimativas e representar um instantâneo no tempo. O número de animais ameaçados é provavelmente muito maior do que o que é conhecido atualmente, e a situação está em constante evolução.