O que é um chacal de dorso negro?

O chacal de dorso negro (Canis mesomelas) é uma espécie de canídeo amplamente distribuída, encontrada na África Subsaariana, mas está ausente na floresta tropical da Bacia do Congo e nas regiões áridas da parte sudoeste do continente. Ocupa uma variedade de habitats, incluindo savana, bosques, matagais costeiros, matagais e pastagens montanhosas, mas geralmente evita florestas tropicais densas e verdadeiros desertos; geralmente ocorre perto de habitações humanas, fazendas e pequenas cidades.

O chacal de dorso preto tem um tamanho corporal um pouco maior que o das raposas e é caracterizado por sua cauda de ponta preta e ponta branca que dá nome à espécie, e por uma sela ou faixa dorsal escura contrastando com os flancos dourado-amarelados e partes inferiores pálidas. É mais sociável do que o chacal listrado lateral (C. adustus) e freqüentemente forma grandes matilhas de até 40 indivíduos, embora normalmente vivam em pares ou pequenos grupos familiares.

A dieta do chacal de dorso preto é variada, composta principalmente por pequenos roedores e lagomorfos, insetos, anfíbios, répteis e aves. A espécie se alimentará de qualquer animal de tamanho adequado, incluindo peixes e carniça; às vezes também se alimentam de frutas e visitam áreas cultivadas para se alimentar de vegetais, ovos e restos de comida descartados. Eles caçam principalmente à noite e durante o crepúsculo.

O chacal de dorso negro tem poucos predadores, pois seu apurado sentido de audição, visão e olfato, bem como sua tendência de viver em grandes matilhas, geralmente os mantém fora de perigo. No entanto, ocasionalmente são caçados por hienas, leopardos e leões.

Os chacais de dorso negro têm uma estrutura social comparável à dos lobos e usam um comportamento social elaborado para se comunicarem entre si. A comunicação é feita por meio de vocalizações, marcação de cheiros e posturas corporais.