# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Acredita-se que o HIV tenha se originado em primatas não humanos, especificamente chimpanzés, na África Central e Ocidental. Pensa -se que a transmissão do HIV dos chimpanzés para os seres humanos tenha ocorrido através do contato com sangue infectado ou outros fluidos corporais, seja através de caça, massacre ou manuseio de animais infectados.
Aqui está uma explicação mais detalhada dos cenários possíveis:
caça e açougueiro: Os chimpanzés são caçados por sua carne e pêlo em algumas regiões da África. Durante o processo de caça e açougueiro, os seres humanos podem entrar em contato com sangue infectado ou outros fluidos corporais de chimpanzés infectados. Se houver feridas abertas ou cortes na pele do caçador, o vírus poderá entrar na corrente sanguínea, levando à infecção.
manuseio de sangue ou tecidos infectados: Em alguns casos, os seres humanos podem entrar em contato com sangue infectado ou tecidos dos chimpanzés por meio de atividades como manuseio ou preparação de carne de mato, que envolve a carne de animais selvagens. Se não forem tomadas precauções adequadas para evitar contato direto com sangue ou tecidos, existe um risco de infecção.
transmissão zoonótica: O HIV é uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitido de animais para humanos. No caso do HIV, acredita-se que uma tensão específica do vírus da imunodeficiência símia (SIV), encontrada nos chimpanzés, barreiras cruzadas de espécies e evoluiu para o HIV-1, a tensão que infecta predominantemente os seres humanos.
É importante observar que as circunstâncias exatas que cercam a transmissão do HIV dos chimpanzés para os seres humanos ainda não são totalmente compreendidos, e mais pesquisas estão em andamento para investigar as origens e a evolução do vírus.