# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Não é preciso dizer que os humanos "parecem macacos". Embora compartilhemos um ancestral comum com macacos, evoluímos significativamente ao longo de milhões de anos, resultando em características físicas distintas.
Eis por que a declaração é enganosa:
* Ancestralidade compartilhada: Humanos e macacos compartilham um ancestral comum que viveu milhões de anos atrás. Isso significa que temos algumas semelhanças em nosso DNA e estrutura esquelética, mas também divergimos significativamente.
* adaptações evolutivas: Os seres humanos evoluíram características distintas, como o bipedalismo (andando em duas pernas), cérebros maiores e habilidades de linguagem complexas, todas as quais são adaptações às nossas pressões ambientais únicas. Os macacos desenvolveram diferentes adaptações para seus próprios ambientes.
* semelhanças vs. diferenças: Embora algumas semelhanças superficiais possam existir, como características faciais, elas geralmente são exageradas. Temos uma estrutura cerebral muito mais complexa, dentição diferente e uma ampla gama de variações físicas do que qualquer espécie de macaco.
É importante lembrar que a evolução é um processo contínuo, e os humanos e os macacos continuam a evoluir. No entanto, é impreciso afirmar que os humanos "parecem macacos" porque passamos por uma longa e única jornada evolutiva.