Qual é o tamanho dos dentes de mastodons?

Os dentes dos mastodontes, parentes extintos de elefantes modernos, variaram em tamanho, dependendo da espécie. Eles tinham um total de 24 dentes na boca, consistindo em incisivos superior e inferior, caninos superiores (conhecidos como presas) e molares superiores e inferiores.

Aqui estão tamanhos aproximados para os diferentes dentes de mastodons:

- Incisivos superiores:os incisivos superiores estavam localizados na frente da mandíbula superior. Eles variavam em comprimento de cerca de 10 a 15 polegadas (25 a 38 centímetros).

- Incisivos inferiores:os incisivos inferiores estavam localizados na frente da mandíbula inferior. Eles eram geralmente menores que os incisivos superiores, variando de cerca de 15 a 20 cm (15 a 20 centímetros) de comprimento.

- Os caninos superiores:os caninos superiores ou presas eram longos e curvados para baixo. Em algumas espécies de mastodons, as presas podem crescer com vários metros de comprimento. No Mastodon American (Mammut Americanum), por exemplo, as presas podem atingir comprimentos de até 2,4 metros) ou mais.

- Molars:Os mastodons tinham uma série de molares superiores e inferiores localizados nas laterais de suas mandíbulas. Esses dentes eram grandes, planos e cobertos de cordilheiras chamadas cúspides. O tamanho dos molares variava dependendo da espécie, mas geralmente tinham vários centímetros de comprimento e largura.

No geral, os dentes dos mastodons eram enormes e se especializavam em consumir grandes quantidades de matéria vegetal, como folhas, galhos e galhos. Suas presas provavelmente foram usadas para defesa e escavação.