Por que o megafauna foi extinto?

Não há resposta definitiva para essa pergunta, pois a extinção de megafauna (animais grandes) provavelmente foi o resultado de vários fatores. Algumas hipóteses principais se concentram em fatores como:

1. Mudança climática :As mudanças no clima e na vegetação devido a fatores naturais (como mudanças nos níveis globais do mar e aumento da aridez) e/ou atividades humanas (como incêndios e modificação de habitat) são contribuintes significativos para a extinção da megafauna.

2. caça humana :Enquanto os seres humanos se dispersam em todo o mundo, eles frequentemente atacavam animais grandes por alimentos e recursos (ou seja, caçando/exagerado). As evidências da predação humana geralmente assumem a forma de marcas de lança e cortes em ossos de animais encontrados em sítios arqueológicos.

3. Competição :Em alguns casos, a introdução de grandes espécies de animais domesticados mais adaptáveis ​​(como vacas e cavalos) podem ter superado as espécies de megafauna para pastagens e outros recursos.

4. Doenças infecciosas :A transmissão da doença de animais domesticados para megafauna isolada anteriormente também pode devastar suas populações devido à falta de exposição e imunidade prévia a esses patógenos.

Por fim, é vital reconhecer a complexidade de fatores como numerosos espécies desapareceram durante diferentes intervalos temporais e regiões geográficas variadas durante o Pleistoceno (2,6 milhões de anos atrás - 11.700 anos atrás). É, portanto, desafiador identificar apenas uma causa, provavelmente uma série de interagentes que levaram ao desaparecimento de inúmeras bestas colossais de nosso reino.