# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Tigres de estimação
Smilodon Fatalis, também conhecido como Tiger de dente de Sabre, é uma espécie extinta de gato de dentes de sabre de Machairodontine. É um dos animais pré -históricos mais icônicos e é apresentado na cultura popular. Smilodon Fatalis viveu nas Américas durante a época do Pleistoceno, de cerca de 2,5 milhões de anos a 10.000 anos atrás. Era um predador poderoso, atacando grandes mamíferos, como mamutes, mastodons e preguiças gigantes do solo.
Smilodon Fatalis tinha uma construção robusta e mandíbulas poderosas. Sua característica mais distinta era os dentes caninos superiores longos e semelhantes a sabre, que poderiam crescer até 30 cm de comprimento. Esses dentes foram usados para cortar e esfaquear presas. Smilodon Fatalis também tinha dentes mais curtos e serrilhados na mandíbula inferior usados para cortar carne.
Smilodon fatalis era um animal social e morava em grupos de até 30 indivíduos. Esses grupos foram liderados por um homem dominante, responsável por proteger o grupo e defender seu território. Smilodon Fatalis também era um caçador qualificado e foi capaz de derrubar grandes presas. Normalmente perseguia sua presa e depois a emboscava, usando seus longos dentes caninos para dar um golpe fatal.
Smilodon Fatalis acabou sendo extinto, provavelmente devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças climáticas e concorrência de outros predadores. No entanto, continua sendo um dos animais pré -históricos mais icônicos e é um símbolo de poder e força.