# >> Animal de estimação > >> Animais exóticos >> Peter Wolfs
O lobo cinzento do Alasca (Canis lupus pambasileus) é uma subespécie de lobo cinzento nativo do interior do Alasca. É a maior subespécie de lobo cinzento da América do Norte, com machos pesando até 175 libras e medindo 3 metros de altura nos ombros. Os lobos cinzentos do Alasca têm pêlo longo e grosso, de cor cinza claro, com cinza mais escuro no rosto e nas costas. Eles têm patas grandes com garras afiadas que os ajudam a viajar pela neve e pelo gelo.
Os lobos cinzentos do Alasca vivem em matilhas de até 20 indivíduos, mas o tamanho médio da matilha é de cerca de 6 a 8 lobos. São animais territoriais e defenderão seu território de outros lobos e predadores. Os lobos cinzentos do Alasca atacam principalmente alces, caribus e ovelhas Dall, mas também comem animais menores, como coelhos, lebres e castores.
Os lobos cinzentos do Alasca são uma parte importante do ecossistema em que vivem. Ajudam a controlar a população de espécies de presas, o que evita o sobrepastoreio e permite a regeneração da vegetação. Os lobos cinzentos do Alasca também fornecem alimentos e recursos para outros animais, como pássaros e mamíferos necrófagos.