Doenças Tuberculose em Bovinos

Tuberculose bovina (TB) é uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium bovis . Devido à sua grande gama de hospedeiros , tuberculose bovina pode infectar todos os animais de sangue quente. Todas as espécies não são igualmente suscetíveis , alguns são spill-over ( fim) hosts e outros que são portadores ou hosts de manutenção. Ruminantes selvagens e carnívoros também são afectados e são os reservatórios naturais do agente infeccioso . Tuberculose bovina é facilmente transmitida e distribuída entre texugos , bovinos , suínos, búfalos e veados selvagens. Transmissão e Espalhe

A propagação da infecção a partir afetada para outros animais expostos em ambos os países industrializados e em desenvolvimento ocorre quando os animais selvagens e domesticados compartilhar pastagens , pastando e vivendo território. Exemplos documentados de tal propagação incluem infecção em texugos ( Meles meles ) , no Reino Unido e gambás ( Trichosurus vulpecula ) na Nova Zelândia.

A segunda maior incidência de tuberculose bovina é geralmente observado em locais de produção leiteira intensiva, nomeadamente nos milksheds das grandes cidades. Este problema torna-se dupla onde há supervisão veterinária inadequada .
Outros Fatores que Afetam

Vários fatores afetam a eficiência em que M. bovis é transmitida dentro de um rebanho de gado . Animais alojados em instalações de confinamento vai estar em maior risco por causa do contato próximo. Bovinos infectados com tuberculose bovina pode lançar bactérias em sua respiração, saliva , fezes, urina e leite. Quanto mais animais dentro de um rebanho derramando as bactérias , maior a chance de se espalhar para outros animais. Os bovinos são mais propensas quando estão mal nutridos ou sob estresse. Crescer novilhas e vacas mais jovens correm maior risco ( Griffin et al. , 1996). Viver com gado , outros animais domésticos podem ser infectados , como porcos , cães e também os seres humanos .

M. bovis é morta pela luz do sol , mas é resistente à dessecação e pode sobreviver em uma ampla gama de ácidos e bases químicas . Ele permanece vivo por longos períodos no solo úmido e quente. Ele pode permanecer vivo em fezes de gado por um período máximo de 8 semanas.

Sintomas e Desenvolvimento

Bovine TB uma doença crônica , progressiva, que pode causar a deterioração gradual de saúde; gado perde o apetite e tornam-se fracos e preguiçosos. A infecção geralmente começa com os pulmões ; tosse, descargas nasais e dificuldade respiratória pode ocorrer, o que vai piorar como a condição se agravar . Também pode ocorrer nos intestinos e outras partes do corpo . Em alguns casos , os nódulos linfáticos superficiais do pescoço irá desenvolver grandes abscessos que podem romper e exsudado fluidos através da pele .
Teste

O método mais comum de testes para tuberculose bovina é o teste tuberculínico . Neste teste , tuberculina é injectado no animal. Se o animal reage com inchaço , então o teste é considerado positivo para as bactérias.
Prevenção e Controle de Pecuária .

Exames de saúde periódicos e testes de gado em fazendas , juntamente com o monitoramento de animais enviados para abate ou transportados transversalmente, têm a intenção de minimizar a transmissão da tuberculose bovina de animais para humanos . Erradicação do vetor é importante para proteger o gado. No entanto , a erradicação de vetores (por exemplo, a erradicação de gambás australianos rabo de escova, texugos no Reino Unido e Irlanda e cervos selvagens em Michigan ) coloca em risco muitos valores sociais, ecológicos e econômicos.

Outras medidas de prevenção incluem a remoção de animais infectados com tuberculose de rebanhos , de inspeção de carnes e processos de pasteurização de leite , melhor saneamento e higiene , métodos de manipulação de alimentos adequados, educação de trabalhadores em relação a limpeza e vacinas em tempo hábil para o gado e animais domésticos que vivem juntos .