Todos os animais que amamentam seus filhotes pertencem ao mesmo grupo?

Não. Todos os animais que amamentam seus filhotes não pertencem ao mesmo grupo. Amamentar refere-se ao ato de alimentar seus filhos com leite das glândulas mamárias. Embora a amamentação seja uma característica comum associada aos mamíferos, não é exclusiva deste grupo. Os animais que cuidam dos seus filhotes existem em vários grupos taxonômicos e não pertencem a um grupo único e específico.

Os mamíferos são conhecidos por suas características únicas de amamentação. Eles são o grupo dominante de animais que fornecem leite aos seus filhotes. Este grupo inclui diversas espécies, como humanos, vacas, gatos e baleias. Porém, existem outros grupos de animais além dos mamíferos que demonstram comportamento de enfermagem.

Um desses grupos é a família dos pombos, que inclui pombos e pombas. Essas aves produzem uma substância especial conhecida como “leite de colheita” em suas plantações. A cultura é um órgão semelhante a uma bolsa no sistema digestivo, onde os alimentos são armazenados e processados. Os pombos e as pombas pais regurgitam esse nutritivo leite vegetal para alimentar seus filhotes.

Outro exemplo é o sapo túngara. Esta espécie de sapo realiza uma forma única de amamentação. Em vez de produzir leite pelas glândulas mamárias, o sapo túngara macho carrega girinos nas costas e fornece-lhes nutrientes através de uma pele especializada. Os girinos absorvem nutrientes da pele vascularizada do sapo macho, que contém vasos sanguíneos próximos à superfície.

Por último, algumas espécies de peixes apresentam comportamento semelhante ao da amamentação. O peixe-cardeal, por exemplo, foi observado praticando uma forma de trofalaxia oral, em que os pais transferem alimento parcialmente digerido para os filhotes através da boca.

Concluindo, embora a amamentação esteja frequentemente associada aos mamíferos, não é exclusiva deles. Certos grupos de pássaros, anfíbios e até algumas espécies de peixes apresentam comportamento de enfermagem. Portanto, os animais que amamentam seus filhotes pertencem a grupos taxonômicos diferentes e não se enquadram em um grupo único e homogêneo.