A imitação é uma forma de engano que ocorre quando um organismo (o MIMIC) evolui para se assemelhar a outro organismo (o modelo) para obter uma vantagem. A imitação é um fenômeno generalizado no mundo natural, e estima -se que mais de 10% de todas as espécies animais sejam imitáveis.
Existem muitos tipos diferentes de imitação, mas os mais comuns são a imitação batesiana e a imitação mülleriana. Os imitadores batesianos são animais inofensivos que imitam animais perigosos ou desagradáveis para impedir os predadores. Por exemplo, a borboleta vice -rei imita a borboleta monarca, que é venenosa para os pássaros. Os imitadores de Müllerianos são animais perigosos ou desagradáveis que imitam um ao outro para reforçar seus sinais de alerta. Por exemplo, a cobra de coral e o Scarlet Kingsnake têm faixas vermelhas, pretas e amarelas para alertar os predadores de que são perigosos.
A imitação pode fornecer várias vantagens aos animais. Por exemplo, pode ajudá -los a evitar predadores, encontrar comida e atrair companheiros. A imitação também pode ser usada para enganar outros animais, como atraí -los em armadilhas ou roubar seus alimentos.
Aqui estão alguns exemplos de animais que imitam outros animais para sobreviver:
* Butterfly Viceroy: A borboleta vice -rei imita a borboleta monarca, que é venenosa para os pássaros. A borboleta do vice -rei se beneficia dessa imitação, porque os pássaros evitam comê -lo, confundindo -o com a borboleta monarca venenosa.
* cobra de coral: A cobra coral é uma cobra venenosa que possui faixas vermelhas, pretas e amarelas. O Scarlet Kingsnake é uma cobra não senômica que também possui faixas vermelhas, pretas e amarelas. O Scarlet Kingsnake se beneficia dessa imitação, porque os predadores evitam comê -lo, confundindo -o com a cobra de coral venenosa.
* Firefly: O Firefly é um besouro que produz luz. O Glowworm é um verme que também produz luz. O Glowworm se beneficia dessa imitação porque atrai predadores para o Firefly, que o Glowworm então come.
* orchid: A orquídea é uma flor que produz néctar. A orquídea de abelha é uma flor que se assemelha a uma abelha. A orquídea abelha se beneficia dessa imitação porque atrai abelhas, que então polinizam a orquídea.
A imitação é um fenômeno fascinante que evoluiu de forma independente muitas vezes no reino animal. É uma prova do poder da seleção natural e da diversidade da vida na Terra.