Há evidências de que as doenças venerais originalmente se tornaram infecciosas após a relação humana e animal?

Enquanto algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorréia, se originam de precursores de animais, não há evidências diretas de que as doenças venéreas inicialmente se tornassem infecciosas apenas devido à relação humana e animal. A história evolutiva das DSTs é complexa, envolvendo vários fatores e interações de espécies.

Aqui está um breve resumo das origens e transmissão de algumas DSTs comuns:

1. Chlamydia: Chlamydia é uma DST bacteriana causada por *Chlamydia trachomatis *. Acredita -se que *c. Os trachomatis* evoluíram de uma tensão que causou uma infecção respiratória em animais. Com o tempo, se adaptou para infectar o trato urogenital em humanos, provavelmente por meio de contato próximo e atividade sexual.

2. gonorréia: A gonorréia é uma DST bacteriana causada por *neisseria gonorrhea *. Pensa-se que tenha se originado de uma cepa não patogênica de bactérias presentes nas gargantas e sistemas respiratórios de seres humanos e outros primatas. Através do contato sexual, a bactéria evoluiu para colonizar e causar infecções no trato urogenital.

3. sífilis: A sífilis é causada pela bactéria *Treponema pallidum *. Suas origens são menos claras, mas a maioria das teorias sugere que surgiu nas Américas antes da troca colombiana. Alguns pesquisadores propõem que *t. Pallidum* evoluiu de um espiroquete não venerado presente em animais, enquanto outros acreditam que pode ter se originado de um patógeno humano que se adaptou à transmissão sexual.

4. vírus do herpes simplex (HSV): O vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) causa principalmente herpes orais, enquanto o tipo 2 (HSV-2) é responsável pelo herpes genital. Acredita-se que o HSV-1 e o HSV-2 tenham se originado de um ancestral comum que infectou primatas. Com o tempo, eles evoluíram para transmitir por contato próximo, incluindo atividade sexual.

5. vírus da imunodeficiência humana (HIV): O HIV é o vírus que causa AIDS. Acredita-se que tenha se originado do vírus da imunodeficiência símia (SIV) em primatas, como chimpanzés e macacos, provavelmente através da transmissão de espécies cruzadas (zoonose) para os seres humanos.

É importante observar que os mecanismos exatos e as vias evolutivas da transmissão e adaptação de DST são complexas e ainda estão sendo estudadas. Embora os reservatórios de animais possam ter desempenhado um papel nas origens de certas DSTs, sua transmissão e estabelecimento nas populações humanas são influenciadas por vários fatores, como comportamento sexual, práticas de higiene e mudanças na dinâmica do patógeno do hospedeiro ao longo do tempo.