* Pernas longas e pés largos: Os pântanos costumam ser úmidos e lamacentos, por isso os animais que ali vivem precisam poder se movimentar facilmente sem afundar. Pernas longas e pés largos ajudam os animais a distribuir o peso e a permanecer em cima da lama.
* Pele ou penas resistentes à água: Os pântanos também costumam ser frios e úmidos, então os animais que vivem lá precisam ser capazes de permanecer aquecidos e secos. Peles ou penas resistentes à água ajudam os animais a fazer isso.
* Capacidade de comer uma variedade de alimentos: Os pântanos nem sempre são ricos em alimentos, por isso os animais que ali vivem precisam poder comer uma variedade de coisas. Muitos animais do pântano são onívoros, o que significa que comem plantas e animais.
* Capacidade de tolerar baixos níveis de oxigênio: Os pântanos costumam ter baixo teor de oxigênio, então os animais que vivem lá precisam ser capazes de tolerar essas condições. Muitos animais do pântano têm adaptações que os ajudam a respirar em ambientes com baixo teor de oxigênio, como guelras ou pulmões especiais.