O que são espécies obrigatórias?

Espécie obrigatória (latim obligatus, "ligação") é um organismo que possui um requisito absoluto para que outra espécie sobreviva e complete seu ciclo de vida, ao contrário de uma relação simbiótica. Por exemplo, certos fungos devem crescer em plantas hospedeiras específicas para obter nutrientes orgânicos que eles próprios não conseguem sintetizar.

Exemplos de espécies obrigatórias:
1. Visco (Phoradendron spp.) é um hemiparasita obrigatório que cresce nos galhos das árvores e obtém água, nutrientes e minerais de seu hospedeiro.
2. Peixe-palhaço (Amphiprioninae) são mutualistas obrigatórios que vivem entre os tentáculos pungentes das anêmonas do mar. O peixe-palhaço protege a anêmona-do-mar contra predadores, enquanto a anêmona-do-mar fornece alimento e abrigo para o peixe-palhaço.
3. Roba listrado (Morone saxatilis) é um peixe anádromo obrigatório que necessita de água doce e salgada para completar seu ciclo de vida.
4. Borboletas monarca (Danaus plexippus) são herbívoros obrigatórios que dependem exclusivamente de plantas serralhas (Asclepias spp.) para alimentação e reprodução.
5. Lianas (trepadeiras lenhosas) são escaladores obrigatórios que requerem o apoio de árvores ou outras estruturas para crescer verticalmente.