Ser noturno é uma adaptação que ajuda os animais do deserto a sobreviver porque.?

comportamento noturno Ajuda os animais do deserto a sobreviver, reduzindo sua exposição ao calor intenso e à luz solar severa que caracteriza os ambientes do deserto. Principalmente ou exclusivamente, durante o horário noturno mais frio, os animais do deserto podem evitar o pico de calor do dia e economizar água, o que é escasso nos desertos. Além disso, a atividade noturna permite que esses animais reduzam o risco de predação, pois muitos predadores são mais ativos durante o dia. Alguns exemplos de animais desertos que exibem comportamento noturno incluem:

1. ratos canguru :Esses pequenos roedores são encontrados nos desertos norte -americanos e são estritamente noturnos. Eles emergem de suas tocas à noite para procurar sementes, grãos e insetos e retornam às suas tocas durante o dia para escapar do calor.


2. Fennec Foxes :Essas pequenas raposas são nativas do deserto do Saara e são conhecidas por seus ouvidos grandes, o que os ajuda a dissipar o calor. Eles são caçadores noturnos, prevendo principalmente pequenos roedores, insetos e lagartos.


3. escorpiões :Muitas espécies de escorpiões são noturnas e são comumente encontradas em desertos em todo o mundo. Eles caçam insetos, aranhas e outros pequenos animais à noite, escondendo durante o dia em tocas, em rochas ou em fendas.


4. corujas :Algumas corujas, como a coruja grande chifre, são predadores noturnos que caçam pequenos mamíferos, pássaros e répteis em desertos. Eles têm uma audição excepcional e visão noturna, permitindo que eles navegassem e caçam efetivamente em condições de pouca luz.


5. tarântulas :Várias espécies de tarântula são encontradas em desertos e são principalmente ativas à noite. Eles caçam insetos, pequenos roedores e outros invertebrados e constroem tocas para abrigo durante o dia.


Estes são apenas alguns exemplos dos diversos animais do deserto que exibem comportamento noturno como uma adaptação para sobreviver nas condições desafiadoras desses ambientes extremos.