Descrição de como a atividade humana influenciou a savana?

pastagem e pastagem excessiva
O pastoreio doméstico intensivo (gado e cabras) ou pastoreio de vida selvagem pode levar ao excesso de pastoreio, o que danifica a vegetação. A cobertura de grama e a densidade do mato são reduzidas, o que afeta negativamente a biodiversidade dos savanas. As árvores não são poupadas, especialmente a casca que os herbívoros apreciam (espécies de Acacia).

Agricultura
À medida que as populações humanas crescem, há uma maior demanda por terras para a agricultura. Em muitas regiões savanas, isso levou à limpeza da terra para a agricultura, o que pode resultar na perda de habitat para a vida selvagem nativa. Em alguns casos, a agricultura também pode levar a mudanças no regime de incêndio, o que pode degradar ainda mais os ecossistemas de savana.

fogo
O fogo é uma parte natural dos ecossistemas de savana, mas a atividade humana pode atrapalhar o regime de incêndio natural. Por exemplo, a queima frequente pode levar à perda de árvores e outras vegetação, enquanto a supressão de incêndio pode permitir que plantas lenhosas invadam as pastagens. Além disso, os incêndios causados ​​por humanos podem ser mais intensos e destrutivos do que incêndios naturais, o que pode danificar ainda mais os ecossistemas de savana.

Mudança climática
A mudança climática é outra grande ameaça aos ecossistemas de savana. As temperaturas crescentes e as mudanças nos padrões de precipitação já estão afetando a distribuição de plantas e animais em muitas regiões de savana. Por exemplo, algumas espécies de árvores estão mudando seus intervalos para elevações ou latitudes mais altas, enquanto outras estão desaparecendo de savanas completamente. As mudanças climáticas também estão aumentando a frequência e a intensidade das secas, o que pode degradar ainda mais os ecossistemas de savana.

caça furtiva
A caça furtiva é um problema sério em muitas regiões de savana, onde a vida selvagem é morta por sua carne, pêlo ou outras partes do corpo. Isso pode ter um impacto devastador nas populações da vida selvagem e também pode levar a mudanças na cadeia alimentar e outras interações ecológicas.

assentamentos humanos
A expansão dos assentamentos humanos nas regiões de savana também pode ter um impacto negativo nesses ecossistemas. Isso pode levar à perda de habitat, fragmentação e aumento da caça e caça furtiva. Além disso, os assentamentos humanos podem ser uma fonte de poluição, que pode degradar ainda mais os ecossistemas de savana.

Outras atividades
Outras atividades humanas que podem ter um impacto negativo nos ecossistemas de savana incluem extração de madeira, mineração e construção de estradas. Todas essas atividades podem levar à perda de habitat, fragmentação e outras formas de degradação.