# >> Animal de estimação > >> Cavalos >> criação de cavalos
Os cavalos se reproduzem sexualmente, com o cavalo macho (garanhão) fertilizando a fêmea (égua) por meio de inseminação interna. O processo começa com o comportamento de cortejo, onde o garanhão realiza diversas ações para atrair a égua, incluindo relinchar, perseguir e acariciar.
Quando a égua está em cio (cio), que geralmente ocorre a cada 21-24 dias durante a época de reprodução, ela está receptiva ao acasalamento. O garanhão monta na égua e insere o pênis na vagina dela, liberando sêmen que contém esperma. O trato reprodutivo da égua consiste em ovários, trompas de falópio, útero, colo do útero e vagina.
Após o acasalamento, os espermatozoides viajam pelo trato reprodutivo da égua e, se um deles fertilizar com sucesso um óvulo liberado pelos ovários, a gravidez começa. O período de gestação de um cavalo é de aproximadamente 11 meses (340 dias em média).
Durante a gravidez, o embrião ou feto em desenvolvimento recebe nutrição da égua através da placenta, que se forma no útero. À medida que o feto cresce, seus órgãos e sistemas corporais se desenvolvem e ele eventualmente assume a forma e as características de um potro.
Perto do final da gestação, o úbere da égua começa a aumentar e ela começa a produzir leite em preparação para amamentar o potro. Quando chega a hora do nascimento, a bolsa d'água da égua se rompe e o trabalho de parto começa. O potro geralmente nasce de cabeça e o cordão umbilical é cortado assim que o potro sai.
Após o nascimento, o potro depende da mãe para alimentação e cuidados. A égua amamenta seu potro com frequência, fornecendo-lhe colostro (o primeiro leite produzido após o parto) e depois faz a transição para o leite normal. O potro também passa a explorar o entorno, ganhando gradativamente força e independência.
Os cavalos normalmente atingem a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade, embora algumas raças possam amadurecer mais cedo ou mais tarde. A reprodução bem-sucedida requer um manejo cuidadoso, incluindo o monitoramento do ciclo estral da égua e a garantia do momento apropriado para o acasalamento.